O Aborto e a trissomia 21

“O meu testemunho

Tanto para os que me conhecem melhor, e já sabem um pouco da minha vida, como
para os que não, passo a explicar… Tenho 36 anos e sou mãe de três crianças.
Uma de onze, outra de seis e a última de dois. A última nasceu com Trissomia 21
(sindrome de Down – vulgo Mongolismo). Soubemos isso no inicio da gravidez, o que
nos fez passar por determinadas situações dolorosas, difíceis e muito
“estranhas”….

Este tornou-se para mim num assunto “delicado” e incrivel. Sempre fui leve em
relação ao assunto do aborto, até me ver na situação.

Como já disse, nós soubemos da deficiência da nossa filha Leonor às 16 semanas
de gravidez. Foi um enorme choque, como devem calcular…Imediatamente após a
noticia, foi-nos IMEDIATAMENTE comunicado pelo médico que poderíamos abortar e
teriamos de decidir até às 24 semanas… Por lei eu podia “abortar”.

De repente, sem mais nem menos, estava nas minhas mãos a vida de alguém… No
que quer que eu decidisse a lei apoiava-me, tal como a maioria da sociedade… É
desconcertante este sentimento…

Poder “anular” uma vida à vontade, sabendo que toda a gente me entende e apoia
(mesmo que não concorde). Tudo isto porque ela não é normal…; é diferente, tem
um atraso mental que nunca a vai deixar tirar um curso superior, casar e ter
filhos… Por estas razões eu posso matá-la. A sociedade apoia, paga e assina por
baixo!!!

Achámos (o Zeca e eu) que temos os filhos para ELES serem felizes (e não nós -
Pais – como muita gente acha). A felicidade é relativa e não passa
obrigatoriamente por cursos superiores nem casamentos. Além de que, aprofundando
o assunto, estas crianças mongolóides são tão mais descomplicadas que
naturalmente são felizes. Fiquei radiante quando me apercebi e me
consciencializei de que dos meus três filhos uma já ia ser feliz…aos outros
dois eu ainda tinha muito que os ajudar… E isso deu-me imenso conforto!! A
mongolóide era certamente a feliz!!! Que bom e maravilhoso ter essa certeza!
Quantos de vocês têm essa segurança em relação aos vossos filhos ditos normais?

Bom, isto tudo para dizer que apesar de não desejarmos uma criança deficiente,
não querermos, não nada, nunca (apesar de neste caso a lei dizer que sim)
pensámos em matá-la! Além de matar, viver uma vida de família em cima de uma
morte seria muito duro para nós, e uma grande cobardia em relação àquela criança
na minha barriga que não pediu NADA. Com olhos em bico ou não, mais lenta ou não,
eu não posso matar a minha filha!!! NÃO TENHO ESSE DIREITO, independentemente de
haver quem ache que sim.

A minha vida vai mudar? Sim.

Vou estar enfiada em terapias? Sim.

O coração dela está bem? não sei.

Os outros orgãos? Não sei.

Ouvirá bem? não sei.

Verá bem? não sei.

Vocês sabem antes dos vossos filhos nascerem? Têm certezas?

A partir desse momento e desses meses, a história do aborto tornou-se tão clara
para mim que gostava que lessem para ver se concordam… Estou um pouco cansada
destes mail’s todos muito técnicos (apesar de válidos), cheios de leis e palavras
dificeis, quando no fundo tudo se trata de RESPEITO à VIDA. Se é das 10 semanas
ou 12 ou 24. Se é despenalizar ou liberalizar, se é psd, pp, ps, ou bloco, se,
se, se…

A pergunta que nos vão fazer é, (esqueçam o que os a favor chamam
“despenalização” e os contra “liberalização”): Qualquer mulher (pobre ou rica,
com ou sem problemas) se não quer ter um filho pode matá-lo até às 10 semanas de
idade? Sim ou não?

Podem ou não?

Comecei a pensar: há tanta gente que tem pena destas mulheres… eu também
tenho… elas não queriam engravidar… não têm dinheiro… não têm casa… são
drogadas… têm 15 anos… Qual a solução? Matar o filho, claro!

É efectivamente uma solução, que tanta gente apoia e está pronta a pagar essa
morte do seu próprio bolso.

Lembrei-me depois, no seguimento deste raciocínio, que há outras mães nessas
condições… Lembram-se da mãe da Joaninha? Aquela mãe que matou a filha de 5
anos e que está presa? E que Portugal INTEIRO se revoltou contra ela? Mas ela,
coitada, também não tinha condições de ter a Joaninha… Perdeu o emprego, não
conseguia ajudá-la… e achou que para ela ter uma vida assim, mais valia
matá-la; no fundo era um acto de amor e proteger a sua filhota de sofrer…. E
dentro do mesmo contexto, achou bem. Matou-a. Provavelmente ela não deu por nada,
tal como os bebés na barriga, e acabou-se o problema.

São dois casos idênticos, mas vocês reagem de maneira diferente… É
engraçado… num revoltam-se… noutro, ainda estão a pensar nas pobres mães que
não os podem criar. QUAL É A DIFERENÇA???? A diferença é que vocês viram a cara
da Joaninha na TV, sentiram-se “atingidos e sensibilizados”, e o bebé de 10
semanas não o viram. É mais fácil matar quem não se conhece a cara. É cobardia. O
coração bate em ambas. Pensem bem… duas mães que matam os seus filhos pela
mesma razão. Exactamente.

Uma pode e deve ir para a cadeia… outra nem pensar… coitadinha. Além de que
isto tudo é secundário. A mãe, lamento, não está em causa no referendo, ao
contrário do que nos impigem. O que está em causa é o filho. Pode-se matar ou
não? É sobre ele que vamos decidir.

Há quem lhe chame “despenalização”, eu (Bita) chamo MATAR.

Vocês consideram que a vida de um ser humano tem valor menor do que a dignidade
da mãe? Acaso assassinar um ser humano inocente e indefeso não seria um crime
maior do que o estrupo sofrido pela mãe?

O aborto não é um direito da mulher. Ninguém tem direito de decidir se um ser
humano vive ou não vive, mesmo que seja a mãe que o acolheu no seu ventre. A
mulher tem o direito de decidir se concebe ou não. Mas desde que uma vida foi
gerada no seu seio, é outro ser humano, em relação ao qual tem particular
obrigação de o proteger e defender.

Meus queridos amigos, gostava que quem ainda não pensou no assunto, pensasse.

Vamos brevemente decidir sobre a ética do nosso Pais. Sobre se podemos ou não
abortar livremente até às 10 semanas. Segundo alguns, quase toda a Europa já
aborta, matando as suas crianças… só Portugal é que está atrasado. Fico
radiante por o nosso atraso ser bom em algumas situações. E tal como fazemos com
os nossos filhos, dos colegas da escola devemos copiar os bons alunos e não os
maus. Temos de saber o que devemos trazer de exemplo da Europa e o que NÃO
DEVEMOS copiar. Além de que muitos deles já estão arrependidos das decisões
tomadas, mas agora é tarde demais para voltar atrás. Nós é que estamos SUPER
ATRASADOS!!!

Votem contra a morte.

Não se abstenham, é uma vergonha.

Na dúvida, escolham a VIDA!

Tenham tomates para dizer a vossa opinião em público.

E mais, acabou-se o modernismo de “eu sou contra, mas cada um sabe de si”. NÃO!
Se é contra, explique e convença os outros. Abra-lhes a mente. Vocês têm essa
obrigação, de ajudar os indecisos, e quem não vê nem entende, a entender.

E não metam isto nas mãos dos católicos. Este assunto da vida tem a ver com
Budistas, Católicos, Ateus, etc…é um assunto de ética moral da mais simples…
Desde que nascemos que aprendemos: – Não se mata. Matar é mau.

Chega de estar tudo no seu canto a opinar e os políticos a decidir se matamos
ou não os nossos filhos.

E vocês, Pais (homens) , mais do que ninguém, falem! Alguém vos perguntou se
podem matar os vossos filhos? Vocês nem têm voz. A mulher decide tudo sozinha!
(coitadinha)

Desculpem se me exalto na escrita, mas realmente acho que andamos todos a
brincar às leis e com a vida das pessoas…”

Bita Almeida Lupi Belo


Sobre este artigo


  1. LL 20.09.2007 - 14:43 h

    demais

  2. Eliana Silva 02.10.2007 - 15:02 h

    Uma forma simples de falar do que todos consideram muito complicado.
    PS: tenho uma tia(irmà do meu pai) com trissomia 21, tem 43 anos e só tenho pena de naquela altura nào existir o mesmo apoio que agora existe a pessoas com esta deficiàªncia!

  3. Conceição Senra 15.11.2007 - 12:51 h

    Bom dia
    Tenho uma irmã com 46 anos com trissomia 21. Como a D. Eliana Silva, também eu lamento o pouco apoio e a pouca informação que existia na altura. Hoje as crianças são vistas com outros olhos e mais acarinhas por todos.Bem hajam, porque não deixam de ser crianças como as outras, a necessitar dos mesmos cuidados e das mesmas atenções.

  4. Maria costa 04.01.2008 - 12:48 h

    Bom dia
    Era mais um neto, talvez o ultimo, já sou velhota, mas quando todos esperavamos uma criança normal, a noticia foi dada com dureza. A 1ºas horas foram dificéis, os dias também, afinal o seu neto é especial. Mas ele é tào perfeitinho, tào bonito o que se passa???Aprendi que nào se pode procurar a razào de ter acontecido a nós. Aprendi que afinal a nós também nos acontecem as mesmas coisas que aos outros.Porque somos gente. Agora todos unidos , somos muitos , é uma familia super grande, teremos que ajudar os pais, e este neto até já era especial, pois é o 25, agora é especialissimo. Foi um final do ano dificil, o Natal teve uma carga sentimental grande, mas uniu a familia para um ano 2008, muito melhor. Atodos bom ano 2008 e muita força

  5. Leonor Pereira 11.01.2008 - 18:31 h

    Tenho um colega na minha turma que também é portador da Sindrome de Down.

    Ele é tratado como uma pessoa normal.

    Gosto dele como se fosse meu irmào.
    É MUITO DIVERTIDO E TODA A GENTE O ADORA.

    Ele tem um irmào que o trata muito bem.

    Gosto muito dele.

  6. maria 19.01.2008 - 15:49 h

    eu tenho muita pena das mae que tenhem estas crianças com trissomia 21 e elas devem segir com a sua vida em frente

  7. joana 30.01.2008 - 22:44 h

    ola, eu estou a fazer um trabalho sobre trissomia 21, é uma tese muito importante para poder acabar os anos que me faltam do secundario. cada pesquisa que eu faça mais apaixonada fico por estas crianças que lutas para viver e para terem uma vida “normal” como as outras. tive a maravilhosa oportunidade de conheçer algumas e apaixonei me completamente so de ver a alegria nos olhinhos delas e como elas enfrentam as suas proprias dificuldades com orgulho.
    eu continu a pesquisar este sintoma ou doença como lhe queram chamar agradecia se me podessem ajudar

    o meu mail é joana_lamego@netcabo.pt

    Atentamente, joana lamego

  8. Renata Magalhàes 04.03.2008 - 15:21 h

    Olá! O meu nome é Renata, tenho treze anos e ando no 8º ano. Durante este periodo estou a fazer um trabalho para a disciplina de Formaçào Civica que trata sobre a Trissomia 21(Sindrome de Down). Com ele aprendi muitas coisas, nào só que esta doença é derivada de uma anomalia genética, que resulta da presença de tràªs cromossomas 21 e nào dois…, como também aprendi a dar valor a mim mesma, ao meu corpo, como é possivel pensarmos que somos feias, só porque temos uns pneus a mais, ou porque temos a cara preenchida de borbulhas, quando à nossa volta, encontramos pessoas que nào desfrutam do maravilhoso sentido que nos permite visionar as maravilhosas criaturas que habitam na Terra, quando à nossa volta existem pessoas que infelizmente nào podem sequer sentir o cheiro das rosas, quando à nossa volta existem pessoas que nào nascem nas mesmas condiçàµes que nós???? Como é possivel queixarmo-nos quando estamos em frente a uma montra, onde encontramos um variado leque de chapéus de cores diferentes e pensamos que estamos perante uma escolha mesmo, mesmo dificil, quando na realidade, no hospital mais próximo, estào centenas de màes (e nào só), com a vida dos seus filhos nas màos?? Vamos deixar de ser ignorantes, vamos deixar de olhar apenas para o nosso umbigo, vamos colaborar, senào o que vai ser deste Mundo se nào nos ajudarmos uns aos outros? Temos de dar valor à vida, porque mesmo abaixo do nosso nariz estào crianças a nascer com anomalias genéticas e… estào milhàµes a morrer à fome e… estào milhàµes a perder o direito a serem crianças enquanto sào laboralmente exploradas!!!
    Pense bem!!

  9. Renata Magalhàes 11.03.2008 - 15:29 h

    Já mandei um comentário, espero que o coloquem no site, pois queria que toda a gente pudesse ter acesso à sua leitura. Por favor tentem resolver o problema!

  10. Renata Magalhàes 11.03.2008 - 15:30 h

    Olá! O meu nome é Renata, tenho treze anos e ando no 8º ano. Durante este periodo estou a fazer um trabalho para a disciplina de Formaçào Civica que trata sobre a Trissomia 21(Sindrome de Down). Com ele aprendi muitas coisas, nào só que esta doença é derivada de uma anomalia genética, que resulta da presença de tràªs cromossomas 21 e nào dois…, como também aprendi a dar valor a mim mesma, ao meu corpo, como é possivel pensarmos que somos feias, só porque temos uns pneus a mais, ou porque temos a cara preenchida de borbulhas, quando à nossa volta, encontramos pessoas que nào desfrutam do maravilhoso sentido que nos permite visionar as maravilhosas criaturas que habitam na Terra, quando à nossa volta existem pessoas que infelizmente nào podem sequer sentir o cheiro das rosas, quando à nossa volta existem pessoas que nào nascem nas mesmas condiçàµes que nós???? Como é possivel queixarmo-nos quando estamos em frente a uma montra, onde encontramos um variado leque de chapéus de cores diferentes e pensamos que estamos perante uma escolha mesmo, mesmo dificil, quando na realidade, no hospital mais próximo, estào centenas de màes (e nào só), com a vida dos seus filhos nas màos?? Vamos deixar de ser ignorantes, vamos deixar de olhar apenas para o nosso umbigo, vamos colaborar, senào o que vai ser deste Mundo se nào nos ajudarmos uns aos outros? Temos de dar valor à vida, porque mesmo abaixo do nosso nariz estào crianças a nascer com anomalias genéticas e… estào milhàµes a morrer à fome e… estào milhàµes a perder o direito a serem crianças enquanto sào laboralmente exploradas!!! Com toda a sincera opiniào

    Renata Magalhàes
    13 anos

  11. Ricardo Moreira de Carvalho 11.03.2008 - 15:48 h

    Olá Renata,

    Desculpa o lapso. Pensei que já tinha sido aprovado. Obrigado pelo comentário

    Cumprimentos.

  12. catia 29.09.2008 - 16:10 h

    ke grande senhora e ke grande coragem os meus parabens

  13. Carina 15.10.2008 - 21:50 h

    ola, eu sou estudante do Motricidade Humana, ramo reabilitaçao psicomotora, lido com crianças com trissomia 21 já a algum tempo, pois estou no fim do curso..Fiz voluntariado de Março a Julho numa instituiçao, fora o estágio, e só tenho a dizer que estas crianças sao fantasticas, muito carinhosas e têm o direito á vida tal como todas as outras..Axo que já chega de descriminaçao por parte da sociedade, já é altura de ver essas crianças, assim como todas as outras portadoras de alguma deficiencia, de maneira igual na sociedade, pois essas crianças merecem ser felizes e merecem ter o direito de poder viver na sociedade, sem serem olhadas como coitadinhas..Chega dessa ideia errada que muitas das pessoas têm. Estas crianças sao mais meiguinhas e inteligentes que muitas pessoas sem deficiencia, pois sao pessoas puras…Pensem nisso..E parem de olhar para essas crianças como se fossem coisas, elas sao pessoas como todas as outras.. Só quero aqui deixar desde já, os meus parabens a estes Pais, que mostraram pensar muita alem desta sociedade “mesquinha” em que infelizmente vivemos..Os meus parabens..E qualquer coisa que seja preciso, qualquer duvida, troca de ideias eu estou aqui..Cumprimentos

  14. Carla 16.10.2008 - 11:17 h

    Este texto está brutal e muito bem escrito :)
    Parabéns :)
    Sempre tive esta postura também e por vezes aguerridas discussões sobre o tema que me causaram algumas inimizades já que há pessoas para quem dizer logicamente porque se é contra o aborto significa que somos ignorantes, beatas de igreja, etc… especialmente quando já abortaram e não querem admitir que, aquele ser, sem interferência, seria hoje uma pessoa. Enfim, se pessoas se afastaram devido ao assunto, é porque de certeza não faziam falta e não eram de facto minhas amigas.
    Também tenho uma filha linda de olhos em bico lá em casa e é a alegria de todos nós e a alegria de todos os que com ela convivem :) Adoro ser mãe dela :) )))
    Relativamente a alguns comentários, as pessoas não precisam de ter pena de nós… sim, já me deparei com senhoras a olhar para mim com a minha filha ao colo, cheias de uma pena hipócrita que ninguém lhes pediu, que geralmente só se enxergam quando faço a minha cara de má nr. 31 e as olho profundamente… há pessoas que não tem noção do quanto são inconvenientes e de que estão a incomodar, a dar pena não solicitada. Eu adoro a minha filha como é, sem o cromossoma extra não era ela e não há nada que eu queira mudar num ser tão adorado. Não há que ter pena, porque de facto estas crianças tão especiais são muito felizes e fazem feliz quem está à sua volta :) não há objectivo melhor na vida de um ser humano do que ser de facto feliz… além disso há pessoas com TR21 que casam, tem filhos e tiram cursos superiores, o céu é o limite :) Como há miúdos ditos normais que nunca casam, nunca tem filhos e nunca tiram cursos superiores.
    Fiquem bem

  15. José Fernandes 27.10.2008 - 23:48 h

    Cada um tem o seu ponto de vista.
    Aceito o seu.
    Cumprimentos

  16. Ana Isabel Azevedo 13.11.2008 - 17:37 h

    Olá, não percebo muito bem de quem é este texto, se do dono do blog ou não…mas aqui vai: Somos alunos de medicina e para a disciplina de ética vamos fazer um trabalho sobre a ética de poder abortar ou não quando a criança tem alguma doença genética como trissomia 21. Gostavamos de ter algum testemunho dos dois lados, e gostavamos então de poder fazer algumas perguntas por email de modo a mostrarmos os problemas por que passa uma família como a sua. Se puder o quanto antes dizer-me algo para o email, agradeciamos!Obrigada

  17. guida 24.11.2008 - 12:26 h

    è preciso muita coragem de ter um filho(a) com a triossomia21 mas eu sou contra o aborto mesmo que soubesse que iria ter uma filha com essa doença pois a o coração dela já bate.E concordo com tudo do que a Bita diz é uma Mãe espectacular Parabéns.Felicidades e tudo de bom para si e filhos.

  18. paula 27.01.2009 - 16:21 h

    olá sou mãe duma criança com trissomia21.Só soube aos 4meses de vida,kando fui ao médico.foi um grande choque,pois fui a última a saber.Os 1º anos foi muito difícil,tanto a nível de conhecimento,como perante a sociedade.Onde eu vivo as pessoas são muito preconceituosas,como se o meu filho tivesse alguma doença contagiosa,olham muito,relatam,até gozem,não foi nada fácil,.Levei muitos anos a me conformar e aceitar,agora agradeço a Deus de saber desta forma.adoro -o ,ele agora tem 8anos e é tao lindo ,carinhoso,gosta de ajudar,é muito alegre.Só k aki não tem muito apoio e é difícil ,pois há poucos terapeutas.Não há associações e poucos apoios.só tenho pena de viver aki nesta ilha,quero ajudar o meu filho ,e sinto-me impotente.

  19. carla almeida 02.02.2009 - 23:37 h

    fico feliz por saber que nao sou unica nesta luta.

  20. carla almeida 02.02.2009 - 23:48 h

    pos fico feliz por saber que nao sou unica nesta luta.pois tenho como lhe costumo chamar uma joia rara com quatro anos que e linda doce e inteligente,que da gosto e prazer amar.

  21. carla almeida 03.02.2009 - 13:16 h

    estou num pais onde a minha filha è tratada como outra crianca qualquer,tudo o que faz ou diz è para os luxamburgueses uma vitoria que me dedicam,fazem me sentir uma super mae,pois tenho 8 filhos e em portugal em vez de ajudarem so criticavam,sempre que saia a rua era apontada era uma luta contra tudo e contra todos,nao conseguia comer ou dormir direito,pois havia sempre um comentario que me tirava as forcas sentia-me um trapo.hoje tamos bem e somos uma familia super feliz e a luana foi a melhor coisa que nos aconteceu na vida.

  22. Avelino Maravilha 11.03.2009 - 12:40 h

    apenas quero dizer-lhe que concordo com a sua posição, pois esta é uma matéria muito delicada, no entanto, entendo que não deve censurar os pais que, fazendo uso do seu livre arbítrio, decidem não ter um um filho “deficiente”.
    Já agora, no que concerne ao facto das mulheres que se encontram, ou venham a encontra-se nesta situação, decidirem sozinhas (coitadinhas), não concordo consigo, até porque, se alguma vez a minha esposa tomasse, unilateralmente, qualquer decisão, divorciava-me no dia seguinte!
    Cumprimentos e que os seus dois filhos consigam ser tão felizes quanto aquela que já o é!

  23. ana catarina 21.03.2009 - 12:20 h

    e o texto mais fixe que li ta muito bom eu tenho uma prima com trissomia 21 e ela adora esta vida

  24. DALMA LEAL 06.04.2009 - 15:44 h

    AMEI ESTETEXTO DA BITA.

    QUEM EM DEUS ACREDITA E SABE QUE A BIBLIA É A PALAVRA DE DEUS. NOS DEZ MANDAMENTOS DIZ: NO VERSÍCULO 13″ NÃO MATARÁS”. NESTE VERSÍCULO SÓ TEM UMA ORDEM DE DEUS NÃO MATAR.OS HOMENS POR ESTAREM DISTANTE DE DEUS NÃO ESTÃO PREOCUPADOS O QUE O NOSSO CRIADOR E SALVADOR MANDA FAZER.EXISTE UM OUTRO VERSÍCULO NO LIVRO DE DANIEL, QUE DIZ ASSIM; ” O MATERIALISMO IMPERANDO TIRANDO DO HOMEM A VISÃO DO CÉU”. ESPERO QUE A HUMANIDADE ACORDE A TEMPO, POIS TUDO O QUE ESTA ACONTECER É PELA PRÓPRIA GANÃNCIA DO HOMEM.

  25. Cristina Martins 12.04.2009 - 20:01 h

    Adorei a forma como escreveu.Eu tenho um filho com trissomia, tem 10 anos e é uma criança super meiga e com um sentido de humor fantástico.Quando nasceu foi um choque mto grande mas foi ultrapassado mto rapidamente.Eu respeito os pais que optem pelo aborto, mas estes meninos são uns anjos e serão sempre os nossos meninos.

  26. paula 06.05.2009 - 12:20 h

    o meu filho agora tem 9aninhos ,o desenvolvimento fisíco tá bem,mas a nível intelectual tá mto lento.eles são crianças mto felizes.gostam de música,cantar,tocar,ele gosta de água,gosta k lhe valorize kando faz uma coisa bem feita.,é teimoso,malandro,preguicoso para aprender,é preciso mta paciencia,temos k insistir e mto.Têm uma memória fantástica,é mto amoroso,gosta de miminhos,é sociável,autónomo,alegre e mto dependente.É UM SER VIVO K TEM OS MESMOS DIREITOS E DEVERES COMO NÓS.

  27. telma cardoso 05.08.2009 - 11:13 h

    tinha 22 anos quando planeei uma gravidez com o meu marido, descobrimos já eu tinha 8 semanas primeira ecografia huau!! gemeos!!!!!
    ás 23 semanas entro em trabalho de parto na maternidade do hospital D. Estefania. a equipa hospitalar bem tentou mas não conseguiram , os meus bébés morreram no parto. 3 anos depois (“hoje”) estou gravida a minha primeira consulta na mesma maternidade onde foram buscar o meu processo para uma maior e melhor vigilancia derivado a gravidez passada quando me dizem que os meus gemeos ela Isis muito perfeita o 2º ? nao souberam me dizer apenas que tinha tricemia 21 . perdi o mundo fikei como que sozinha nele 1h30 de choro e desespero, eu era a culpada eu tinha feito mal aos meus bébés eu tinha o defeito mas não sei porque o 2º gemeo para mim é era um menino e o meu preferido porque eu iria ter alguem especial e quase que esqueço a minha outra menina por instinto, agora gravida a espera da minha proxima consulta para fazer o tal exame que todas as gestantes procurariam fazer (saber se o nosso bébé é perfeito) e a pergunta que não consegui pôr á medica se posso voltar a gerar um bébé com o mesmo. ou não quais as probilidades com 24 anos.

  28. Olga 13.08.2009 - 2:06 h

    De um anjo com trissomia 21 eu sou irmã
    Tinha eu 5 aninhos quando ele nasceu
    Acredito que para me ajudar à Terra desceu
    Sou uma priviligiada pelo carinho que me dá!..

    Não fosse ele e eu já cá não estaria
    pelo martirio de que tenho sido vitima
    Seus abraços,sorrisos por nenhum ouro eu trocaria
    é ele o sol que me aquece e me anima

    Rui, seu pequeno nome em corpo igualmente pequeno
    Mas que abriga o maior coração do Mundo
    faz jus a tão maravilhoso ser alegre e profundo
    De Amor cheio e de Paz pleno

    Em recompensa pela sua generosa existencia
    Só os bens terrenos são insuficientes, escassos
    Seu grau de evolução espiritual é a excelencia
    Quero também segui-lo em seus angélicos passos

  29. fatima martins 13.08.2009 - 22:53 h

    oi, tou gravida da 14 semanas e foi detetado trissomia 21 no meu filho, desejo ,muito este filho, pois e o meu 1 filho, as pessoas dizem k sou nova (pois tenho 22 anos) k posso ter mais filhos, mas n sao capazes de entender a minha dor, n sei o k fazer, n quero matar o meu filho, mas tenho muito medo das consequencias k o futuro lhe possa trazer, me ajude pf…

  30. janette cruz 28.10.2009 - 22:58 h

    Olá, chamo-me janette,tenho 24 anos e sou mae de duas meninas lindas e maravilhosas.Sempre fui contra o ABORTO,talvez por isso tenha sido mãe tão cedo. N me arrependo de nada,porque a primeira n foi planeada mas também n foi evitada,a segunda foi planeada.
    Amo imenso as minhas filhas,são a minha razão de viver,na gravidez da primeira passei por muitas dificuldades e nunca me passou pela cabeça o aborto,pois tal como vocÊ acho que ninguém tem o direito a tirar a vida a ninguém.
    Hoje encontro-me gravida de 17 semanas porque o meu sonho sempre foi ter um menino e corro atras deste sonho,fiz um exame bio-quimíco que detectou a possibilidade do meu bebé nascer com triussemia 21,agora os médicos aconselharam-me a fazer a aminioseteze que também é um exame de risco,com possibilidades de um aborto.
    Isto é tudo muito novo para mim, ja ouvi imensas opiniões mas nenhuma muda a minha e do meu marido,n vamos por o nosso bebé em risco com aminiosenteze,porque mesmo que ele tenha nós vamos seguir em frente com a gravidez,a de ser uma criança muito feliz.
    Ainda n temos certezas de nada,mas ja nos vamos preparando para o caso de ser,porque se deus achar que tem que dar-me uma criança especial que me dÊ…

  31. vanessa 28.12.2009 - 23:17 h

    Ao ver todos estes comentários fez-me ter ainda mais força para a batalha que estou prestes a travar.Estou grávida de quase 16 semanas e nesta última eco(feita ás 14 semanas)a médica achou que os valores da nuca eram de suspeitar alguma deficiência genética.(trissomia 21 por exemplo).Os valores actuais são de 1.8,depois de várias pesquisas,vários médicos, nenhum achou os valores assim tão alterados para fazer uma amiocintese,visto que só é pedido o exame para valores acima dos 2.2.Mas depois de uma muita revolta,muito choro,aqui estou eu pronta para o que der e vier!Tanto eu como o meu marido temos a certeza que teremos este bebé tão especial,seja qual for o resultado da amiocintese.Muita força para todos os pais destas crianças tão especiais e tenho a certeza que será uma alegria enorme poder conviver com estas crianças.

  32. Joana Machado 16.01.2010 - 3:29 h

    Ola Bita e ola a todos.

    Gostei muito do teu texto, é muito expressivo e mostra bem a tua indignação sobre o assunto “aborto”.

    Eu estou completamente de acordo contigo em relação a este tema. Abortar é matar. Sempre que discuto isso seja com quem for, estou tambem sempre contra. Conheço uma pessoa que ja o fez e desde entao nao sei bem como olhar para essa pessoa porque me revolta muito saber que ha pessoas que o fazem com um a vontade enorme.

    No entanto, ha situações em que eu concordo que o aborto seja uma opção: em casos de violação e principalmente em casos que a vida tanto da mae como do novo ser estao em risco de vida ou o bebe ter uma grande deficiencia que podera nao ter qualidade de vida. Neste ultimo ponto é obvio que nao me refiro ao caso da sua filha, trissomia 21, porque essas crianças tem qualidade de vida como outra qualquer, apenas precisam de cuidados diferentes de uma pessoa dita “normal”. Falo em situações em que a criança toda a vida estará em sofrimento.

    De resto sou totalmente contra o aborto.

    Quando ao caso de trissomia 21 ou Sindrome de Down, conheço bastantes casos. A minha mae é professora de educação fisica e ja teve uma turma de ensino especial onde havia muitos meninos com essa caracteristica e tambem meninos com atrasos mentais. Posso dizer que sao pessoas excepcionais, sao divertidos, outros mais timidos, sao amigaveis, sao muitas boas em outros aspectos, com os seus defeitos tambem claro… Ou seja, sao como as outras pessoas ditas normais, se estas crianças nao forem excluidas da sociedade como muitas vezes o sao, estas crianças podem ter uma vida completamente normal. Tenho pena nao das maes destas crianças mas sim das pessoas com falta de instrução que nao conseguem perceber o quao normais afinal estas crianças sao e as excluem como animais. Felizmente este problema esta a ser ultrapassado na nossa sociedade. :)

    Sem mais a dizer
    Atenciosamente
    Joana Machado

Escreva o seu comentário!





Sobre este sítio

AvatarSou Licenciado em Engenharia Informática e estudante de Mestrado no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Actualmente estou a desenvolver a minha tese de mestrado nas áreas da Usabilidade, Acessibilidade e Arquitectura de Informação.

Paralelamente, desenvolvo sítios web para pequenas e médias empresas, recorrendo a plataformas Open Source.